Tratamento do Livro de Mateus
Coloque sua vida financeira e sua casa Sob a proteção da Bíblia
Baseado no livro de Mateus na Bíblia, para abençoar a casa e a sua vida.
A benção de São Mateus
Reabilitamos um antigo costume do povo brasileiro que ao invés de fotos de jogadores de futebol ou cantores, mantinha na casa, quadros como o Sagrado Coração, Família Sagrada e no verso um poderoso trecho da Bíblia que vamos te mostrar como fazer e alcançar muitas bênçãos na sua vida.
RECEBA O CONSOLO NAS ADVERSIDADES
Antigas práticas estão desaparecendo, principalmente depois que a religião se tornou um artigo de consumo e os fiéis estão sendo disputados num mercado semelhante ao Templo de Jerusalém, perdendo aquela fé espontânea e simples de antigamente.
Isso pode ser percebido nas casas hoje em dia, onde não se vê símbolos religiosos, mas cartazes com fotografias de artistas e jogadores, verdadeiros ídolos a quem são prestadas reverências.
Antigamente, porém, era comum nas casas a existência de um quadro do Sagrado Coração de Maria ou do Sagrado Coração de Jesus, tendo, no seu verso, copiado, em papel branco, as bem-aventuranças. (Mt 5:1-12)
Experimente, copiar este trecho das Bem aventuranças em uma folha em branco e colocar atrás de uma imagem que você tenha em casa ou dentro da sua Bíblia, ou ainda, embaixo de uma imagem de anjo ou santo da sua devoção.
Enquanto escreve o texto, medite no que mais precisa, na paz que deseja, nas conquistas que tanto sonha e obtenha vitórias!
O texto que você deverá Copiar:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Mateus 5:3-12
A História de Mateus Apóstolo de Cristo
São Mateus, Mateus Evangelista ou Mateus Apóstolo (“Dom de Javé” ou “Presente de Yawh”, hebraico padrão é, pelo relato dos Padres da Igreja, o autor do Evangelho de Mateus e um dos Doze Apóstolos.
Adicionalmente, Jerónimo (em De Viris Illustribus, cap 3[2]) e Eusébio de Cesareia[3] citam Mateus como autor do Evangelho dos Hebreus.
Mateus o Coletor de Impostos, um dos primeiros seguidores de Jesus.
Entre os primeiros seguidores e apóstolos de Jesus, Mateus é mencionado em Mateus 9:9 e Mateus 10:3 como tendo sido um coletor de impostos de Cafarnaum que foi convidado para o círculo dos Doze por Jesus. Ele também é mencionado como um dos doze apóstolos, embora sem a menção de sua profissão anterior, em Marcos 3:18, Lucas 6:15 e Atos 1:13. Ele é geralmente identificado como sendo o Levi, filho de Alfeu, também coletor de impostos e que é citado em Marcos 2:14 e Lucas 5:27.[4]
Durante a ocupação romana, que iniciou em 63 a.C. com a conquista de Pompeu, Mateus coletava impostos do povo hebreu para Herodes Antipas, o tetrarca da Galileia.[4] Sua coletoria estava localizada em Cafarnaum. Judeus que enriqueciam desta maneira eram desprezados e considerados párias. Porém, como um coletor de impostos, ele deve ter sido alfabetizado em aramaico (ainda que provavelmente não em grego nem em latim)[5][6][7].
Foi neste cenário, perto de onde hoje está Almagor, que Jesus convidou Mateus para ser um dos Doze Apóstolos. Após o chamado, Mateus convidou Jesus para um banquete em sua casa. Ao ver isto, os escribas e os fariseus criticaram Jesus por cear com coletores de impostos e pecadores. A provocação fez Jesus responder, «Não vim chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.» (Lucas 5:29)[7]. Jesus assim Como entrou na casa de Zaqueu que também era coletor de impostos, Lucas 19.
O Evangelho de Mateus
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Os cristãos do tempo de Mateus ainda se consideravam judeus e, como tais, eles adoravam no Templo[12]:pp. 957 & 722[16] e reverenciavam a Lei dada por Deus a Moisés. Eles também reverenciavam uma tradição oral chamada Torah Shebeal Peh, que interpretava a lei escrita. Foi neste contexto cultural (chamado de Sitz im Leben) que a tradição oral cristã nasceu, conforme Jesus e rabinos cristãos desenvolveram a “mensagem” (evangelios) oral interpretando a lei escrita.[17][18][19].
Quando o Segundo Templo em Jerusalém foi destruído em 70 d.C., esta tradição oral não era mais possível e se tornou necessário escrevê-la, o que ocorreu na Mishnah (parte do que seria posteriormente o Talmude)[20][21][22][23][24]. Acredita-se que Mateus traduziu a “tradição oral cristã” (ou Logia) na forma escrita antes de partir para Roma[15][b].
Orígenes afirma que o primeiro evangelho foi escrito por Mateus [25][26]. Este evangelho foi escrito em hebraico em Jerusalém para ser utilizado por cristãos-judeus e traduzido para o grego, embora esta não tenha sobrevivido. Uma cópia do original hebraico era mantido na Biblioteca Teológica de Cesareia Marítima. A comunidade nazarena transcreveu uma cópia para Jerónimo, que a utilizou em sua obra De Viris Illustribus[2]. O Evangelho de Mateus era então chamado de “Evangelho dos Hebreus” [27] ou, às vezes, “Evangelho dos Apóstolos”[28][29][30] e acredita-se que ele foi o original “Mateus grego” encontrado na Bíblia. Porém, esta interpretação foi contestada por estudiosos modernos como Bart Ehrman e James Edwards[c][31][32][33][34].
Os padres da Igreja Epifânio de Salamina e Jerônimo de Estridão mencionam um evangelho primordial, o hoje perdido Evangelho dos Hebreus, que foi parcialmente preservado nos escritos deles, e que teria sido escrito por Mateus[33]. Epifânio porém não afirma por si que o autor seria Mateus, ele apenas afirma que esta era a crença dos heréticos Ebionitas[34]. Certos estudiosos hoje em dia, notavelmente Raymond E. Brown, acreditam que “o evangelho canônico de Mateus foi escrito em grego por alguém que não foi testemunha ocular e cujo nome é desconhecido para nós e que dependia de fontes como o Evangelho de Marcos e a fonte Q”[35], uma teoria conhecida como Prioridade de Marcos.
Fonte>
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mateus_(evangelista)