Escolha uma Página

Combatendo Gripes e Resfriados Naturalmente com o Chá de Hortelã

Chá de Hortelã para combater o catarro e a tosse.
A Hortelã é o famoso chá abre peito…

Nessa época de tantas doenças oportunistas, e principalmente as respiratórias, o Chá de algumas plantas continuam sendo uma excelente opção natural para “prevenir” problemas mais graves.

Uma das plantas mais utilizadas no mundo todo, a Hortelã, cujo nome cientifico é Mentha piperita, ou simplesmente, Menta, é uma das plantas medicinais mais antigas e tem várias espécies.

As folhas contêm vitaminas A, B e C, e minerais, como cálcio, fósforo, ferro e potássio.

Como fazer um bom chá de Hortelã

A Infusão é indicada para gripes e resfriados. Excelente para expectoração. Eliminar catarro.

Infusão:
3 gs de folhas frescas em 100 ml de água fervente não mais que 5 minutos.

Este chá já favorece a expulsão dos catarros e impede a formação de mais muco.

Uso medicinal do Chá de Hortelã

O chá de hortelã é indicado para tratamento de gripes e má digestão. O gargarejo alivia dores de garganta. Pode aliviar, também, picadas de insetos. Muito boa contra ânsia de vômitos Ela ajuda a purificar o organismo, limpar o tubo digestivo, eliminar toxinas, diminuir a temperatura do fígado, acalmar e garantir uma boa noite de sono.

Na hortelã estão reunidas, em elevado grau, as propriedades antiespasmódicas, carminativas, estomáquicas, estimulantes, tônicas, etc.

Prescreva-se a hortelã como remédio nos problemas digestivos, quando após uma refeição você se sente empachado(a), gases (flatulência) timpanite (especialmente a de causa nervosa), cálculos biliares, icterícia, palpitações, tremedeiras, cólicas uterinas, dismenorréia.

É um excelente remédio contra os catarros das mucosas, já porque favorece a expectoração, já porque combate a formação de novas matérias a expulsar.

Às crianças que tem vermes intestinais, administra-se um chá de hortelã, para expulsão dos parasitas que as atormentam. As mães que amamentam devem tomar este chá, para aumentar a secreção do leite.

  • Melhor digestão. Os benefícios da hortelã podem contribuir com um melhor processo de digestão.
  • Redução de dores de cabeça e náuseas.
  • Auxilio a doenças respiratórias.
  • Reduz dores nos mamilos de gestantes.

Hortelã na Culinária

As muitas variedades de hortelã podem ser usadas tanto em pratos doces como em salgados. É amplamente utilizada pela cozinha da Turquia, do Oriente Médio e do Vietnã. Entra no preparo de molhos e geleias para acompanhar cordeiro, batatas, ervilhas ou cenouras e chás, carne de porco e saladas de folhas.

É ingrediente indispensável do tabule, prato à base de trigo típico da cozinha árabe.

Na Turquia, no Líbano e em Israel é cozida junto com iogurte e com alho e é o principal tempero do kebab, cordeiro grelhado.

No Vietnã, as folhas frescas acompanham quase todos os pratos.

A hortelã seca é usada para temperar coalhadas e rechear pastéis e legumes como berinjela, pimentão e tomate.

No Ocidente é usada para aromatizar licores, manteigas, doces, sobremesas, sorvetes e chocolates.

Como plantar hortelã em casa

Como Plantar a Hortelã em Casa e seus benefícios

A hortelã é de fácil cultivo e pode-se ter em casa num terreno ou um vaso de plantas. É necessário manter a terra úmida e bem tratada com fertilizantes, como o esterco de galinha. Ela só produz flores quando encontra-se em serras úmidas mas prefere solos arenosos, bem drenados, sendo por isso indicado manter a planta num vaso ou numa floreira, no alto, por exemplo.

Dicas para a Hortelã

Se você tiver folhas de hortelã começando a murchar, mergulhe-as em água bem gelada por alguns minutos. Elas ficarão mais viçosas. As folhas de hortelã cristalizadas decoram bolos e pudins e podem ser servidas com o café, depois das refeições.

Hortelã na Picada de Insetos

Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima da zona da picada. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã.

Espécies de Hortelã mais cultivadas no Brasil

As espécies mais cultivadas no Brasil são: Mentha arvensis e Mentha spicata.

As folhas e flores, dependendo da espécie, da variedade ou do estágio vegetativo das plantas, contêm 0,5 a 1% de óleo essencial. A produtividade pode variar de 80 a 120 quilos de óleo essencial por hectare ao ano.

Cosmética
Rejuvenescimento da pele e refrescante. A hortelã pimenta é adstringente e clareia o tom da pele, pode também ser utilizada como infusões para bochechar a boca para tirar o mau hálito.

Banho estimulante
Ferver em lume brando cerca de 3 minutos, 50 gramas de folhas de hortelã num litro de água. Misturar à água do banho (tomar pela manhã).

Efeitos colaterais

Não deve ser consumida em grandes quantidade por crianças e lactantes, pois pode causar dispneia e asfixia. As mentas não devem ser consumidas em grandes quantidades por longos períodos de tempo, pois a pulegona contida na planta exerce ação paralisante sobre o bolbo raquidiano.